Utilizador:


Solução digital de Problemas sem ajuda

Storyboard

ID:1934



Acesso ao aplicativo Formulário sem assistência

Imagem

Para entrar no formulário de inscrição sem assistência, você pode usar a página principal ou através do menu Trabalho em Método e instruções de aprendizagem Buchow Svensson

Não se esqueça que este método permite apenas a documentação, sendo as conversões e resoluções das equações uma atividade realizada pelo usuário. A versão com assistência inclui este tipo de ajuda enquanto a versão Rede permite resolver diretamente a partir da rede com a qual a estratégia é definida.

ID:14400



Geração e análise de problemas

Imagem

O aplicativo inclui um gerador de problemas. Enquanto um Tema não for selecionado, pode ser gerado um Demo com o qual todas as ajudas foram construídas. Isso permite ao usuário replicar o que é explicado na ajuda. Se um tema for escolhido, vários problemas podem ser gerados para o exercício.

Para resolver o exercício, primeiro procedemos à identificação do modelo com o qual ele pode ser abordado. Selecionar isso nos permite analisar a rede de equações válidas neste caso, identificar as variáveis que nos são dadas e encontrar a melhor estratégia de solução. A técnica é explicada em sua própria narrativa com mais detalhes.

ID:14401



Converter o valor da variável para MKS

Imagem

Como é necessário que todas as variáveis estejam no mesmo sistema de unidades, deve-se realizar a transformação correspondente.

Para fazer isso, o valor é convertido e o resultado do cálculo é inserido na coluna correspondente do formulário. Caso o valor já esteja no sistema de unidades selecionado, seu valor é simplesmente reescrito.

Isso pode ser feito com as conversões correspondentes ou se não estiverem disponíveis usando aplicativos como https://www.convertunits.com/.

Neste exemplo está sendo utilizado o sistema de unidades MKS (metros-quilogramas-segundos), mas outros também podem ser utilizados.

ID:14402



Identificar equação

Imagem

Com base na rede de equações e nas variáveis fornecidas, a equação que pode ser usada para o cálculo das variáveis intermediárias deve ser identificada.

É para lembrar que apenas as equações podem ser usadas nas quais há apenas uma variável desconhecida (nó em branco) e todos os restantes são dados (nó verde) ou já calculados (nó laranja).



Deve -se notar que:

As equações e suas variáveis vêm da forma do sistema e os símbolos usados podem coincidir com os das variáveis do modelo sem corresponder a variáveis equivalentes.



Portanto, é chave:

Associar apenas variáveis das equações às das fórmulas com base no fato de que elas têm o significado físico equivalente e não pela similaridade dos símbolos usados.

ID:14403



Identifique a variável intermediária

Imagem

Ao mesmo tempo, a equação foi escolhida, você pode escolher a variável.

É importante que seja fisicamente correspondente à variável intermediária que se destina a ser calculada e não escolhe simplesmente pela similaridade do símbolo.

Um controle eficaz que se trata da variável procurada é a coincidência nas unidades.

ID:14404



Resolva a equação

Imagem

A solução da equação pode ser obtida e escrita diretamente no campo ao lado da equação original.

Se você trabalha com um programa do tipo wxmaxima, poderá oprimir o botão sob a equação original. Esta cópia da fórmula para a janela para o lado da equação. Dessa forma, a fórmula para a área de trabalho wxmaxima pode ser copiada diretamente, evitando erros de transcrição.

Depois que a solução é calculada, ela pode ser copiada retornada ao campo ao lado da equação.

ID:14405



Traduza a equação

Imagem

Deve ser indicado para cada variável da equação à qual o problema do problema corresponde. Para isso, o significado físico de cada variável da equação deve ser entendido e entender o que corresponde uma variável do problema.

É essencial basear -se no significado e não na semelhança dos símbolos usados, pois essa similaridade pode ser casual.

Procurar definir as variáveis do problema, dependendo das das equações, geralmente é impossível, tanto devido ao fato de que diferentes equações podem usar símbolos iguais para variáveis que significam fisicamente coisas diferentes. Por outro lado, a mesma equação pode ser usada em várias ocasiões para diferentes variáveis do problema.

Portanto, é necessário que cada aplicação de uma equação estabeleça uma equivalência com variáveis do problema e, assim, traduz a equação.

No caso do formulário, supõe -se que as diferentes variáveis dadas sejam atribuídas as letras A, B, C, etc. Enquanto para as variáveis intermediárias, as letras u, v, w e para o resultado final a letra z. Com isso, a equação deve ser reescrita com base nessas variáveis.

ID:14406



Calcule a variável intermediária

Imagem

Após a tradução, foi definido exatamente que a variável deve assumir que o valor e o cálculo da variável intermediária podem ser realizados diretamente.

Uma alternativa para calcular é o uso do wxmaxima usando a função ev que permite que a fórmula entre e em uma lista as variáveis e seus valores.

ID:14407



Estrutura de cálculo

Imagem

Os cálculos estão entrando para gerar as variáveis intermediárias U, V e W. O último cálculo é sempre inserido como variável final z. Isso ocorre porque o único bloco que tem a conversão de unidades é esse. Se o problema considerar apenas um cálculo, apenas o cálculo será inserido no final da tabela, gerando a variável final z.

ID:14408



Equação para o resultado final

Imagem

Os cálculos estão entrando para gerar as variáveis intermediárias U, V e W. O último cálculo é sempre inserido como variável final z. Isso ocorre porque o único bloco que tem a conversão de unidades é esse. Se o problema considerar apenas um cálculo, apenas o cálculo será inserido no final da tabela, gerando a variável final z.

ID:14409



Variável de resultado final

Imagem

Uma vez selecionada a equação para o cálculo final, deve-se identificar a variável que corresponde ao resultado final buscado.

Para garantir que a variável esteja correta, é recomendável verificar se as unidades da variável selecionada correspondem às do resultado final.

ID:14410



Resolva a última equação

Imagem

Para utilizar a equação final, como as de cálculo das variáveis intermediárias, devemos resolvê-las a partir da variável que corresponde ao resultado final.

Se você estiver trabalhando com um programa do tipo wxmaxima, você pode pressionar o botão abaixo da equação original. Isso copia a fórmula para a janela ao lado da equação. Desta forma, a fórmula pode ser copiada diretamente para a área de trabalho wxmaxima, evitando erros de transcrição.

Depois que a solução é calculada, ela pode ser copiada de volta para o campo ao lado da equação.

ID:14411



Cálculo do resultado final em MKS

Imagem

Como nos casos anteriores, o valor do resultado em MKS deve ser calculado com a equação traduzida.

Uma alternativa para realizar o cálculo é a utilização de wxmaxima utilizando a função ev que permite inserir a fórmula e em uma lista as variáveis e seus valores.

ID:14412



Converter o resultado para a unidade necessária

Imagem

O resultado calculado até aqui está nas unidades do sistema que foi escolhido para funcionar (exemplo MKS).

Se o resultado for solicitado em unidades diferentes, é necessário converter o resultado do cálculo para as unidades necessárias.

Isso pode ser feito com as conversões correspondentes ou se não estiverem disponíveis usando aplicativos como https://www.convertunits.com/.

Neste exemplo está sendo utilizado o sistema de unidades MKS (metros-quilogramas-segundos), mas outros também podem ser utilizados.

ID:14413